Samoieda – Conheça mais sobre

A origem do Samoiedo é bem controversa e confusa, contudo existe uma interpretação que é muito adotada entre os criadores – esses cachorros foram utilizados pelas sociedades errantes da região da Sibéria há cerca de 5 mil anos. Segundo os registros, esta espécie apenas podia ser encontrada em meio a estas tribos, ocasionando, desta forma, a sua denominação. Estes povos usavam estes cães para puxar trenós, capturar e para o trabalho no campo.
Os primeiros espécimes da raça Samoiedo aportaram no território inglês entre os anos de 1870 a 1909, entretanto nem todos cachorros eram pedigrees. Diz-se que essa raça se consolidou no país inglês, graças a Soberana Alexandra, que apreciou o Samoiedo e fez de tudo a fim de que ele fosse famoso no seu território. Somos capazes de observar traços destes cães em alguns espécimes novos.
Os cachorros Samoiedos conquistaram a América no ano de 1906, um exemplar foi dado como presente do Grão-Duque russo Nicolau. A partir da Segunda Guerra Mundial a notoriedade deste cachorro vem aumentando muito a cada dia por causa do seu temperamento dócil, sua encantadora fisionomia e suas condutas como um cão de puxar trenós.

Características Físicas do Samoiedo

Essa é uma raça que se aparenta muito a um bichinho de pelúcia, seu porte físico é bem atlético com uma estrutura muscular bem constituída, seus pés são arredondados e achatados com um invólucro peludo bem denso, seu crânio tem forma de cunha com seus olhos afundados, orelhas de tamanho mediano bastante distanciadas entre si em um posicionamento vertical e o focinho é de tamanho médio com um tom escurecido.
Seu rabo tomba para qualquer lado, o pelo deste cão é bem denso e bastante bonito. A expressão da face é um dos quesitos fortes desse cachorro – ele parece estar sempre sorrindo!
A pelagem é bastante espessa e volumosa, sendo comprida, aveludada e alisada. A cor mais normal é o branco simples, mas são capazes de ser encontrados nas variedades de branco palha, amarelo, branco e amarelado, branco e preto e branco e marrom.

samoieda conheça mais

Temperamento do Samoieda

Esta raça é bem extrovertida, fazendo o que pode com o intuito de deixar todos de fora e seus familiares a todo momento alegres! Se habituado, ele irá desejar constantemente, também, deitar toda noite acompanhado de seu proprietário. O Samoiedo é um ótimo cachorro para acompanhamento, em especial para criançinhas e os mais velhos uma vez que é muito brincalhão e meigo.
Ainda que amável, é significativo que o Samoiedo faça exercícios constantes porque é um cachorro familiarizado com o serviço pesado. Para você que quer obtê-lo, entenda que esta raça tem necessidade de um espaço enorme, uma vez que eles não estão bem ficando limitados, mesmo em casas grandes ou pequenos apartamentos. Se aborrecidos, eles são capazes de tornar a ser bem destrutivos, mais barulhentos, mordedores de móveis e que irão cavar por todo o lado que for possível.
Pela essenciabilidade de deixar o seu dono mais feliz, eles poderão ser educados, contudo não pense que será fácil: eles são muito rebeldes.
O mais adequado é que você possua só um cachorro dessa espécie, uma vez que eles não se dão muito bem com outros cachorros domésticos!

Vantagens em se ter um Samoiedo

Esta raça é bastante mansa, frágil, amorosa e bem esperta! Conquistar o proprietário e todo mundo no seu entorno é um grande costume que esse cão apresenta.
Por sua estima e amorosidade, o Samoiedo não vai querer ficar distanciado de seu dono por bastante tempo, o que torna essa raça muito apreciada por qualquer um.
Como essa espécie consegue conviver muito bem com visitantes e hóspedes, você nunca vai ter que ficar se preocupando em prendê-lo! Seu dono ficará satisfeito com o jeito como o Samoiedo lida com os seus colegas e visitantes.
Essa espécie se conserva bem limpa por muitos dias, mesmo sendo cães primordialmente alvos e muito peludos. Ainda por cima, não produzem odores típicos de cães em decorrência da ausência de glândulas subcutâneas. Em outras palavras, a economia com a limpeza do pet será bem alta!

Pontos fracos do Samoiedo

Samoiedos necessitam de exercícios físicos regularmente, uma vez que são cachorros demasiadamente ativos e habituados com trabalho difícil, para se preservarem calmos.
Caso você queira um cachorro para ser um cachorro protetor, nem cogite em possuir um Samoiedo.
Os Samoiedos são engraçados, mas, certas vezes, passam do limite, deixando o seu dono muito irritado, pois eles são muito destrutivos em várias situações.
O Samoiedo é um cachorro bem dominante, não é adequado ter outros animais de estimação junto do Samoiedo, especialmente gatos! Todavia, se amestrado desde filhote, será capaz de ter um Samoiedo mais condescendente com outros espécimes.
Este cachorro provém de pátrias nórdicas de temperaturas geladas e, mesmo se adaptando ao clima tropical, não é apropriado condicioná-los a condições bastante elevadas.
O Samoiedo possui o hábito de largar bastante pelo ao redor da residência em razão da sua troca de pelo.
O Samoiedo possui demasiados problemas referentes a sua saúde, como: pigmentação estranha no olho, orelha declinada, ossos desproporcionais, pelo ondulado, propriedades relativos ao sexo mal determinadas, displasia coxofemoral, podem ficar surdos, ameaça de nanismo e a retina pode mostrar uma atrofia gradativa.

Como cuidar de um Samoiedo

Apenas tenha um Samoiedo se você tiver muita energia e disposição para isso, vá brincar com ele ou fazê-lo se movimentar por um tempo, porque esse cachorro carece de dissipar sua energia a cada dia, isto é, se você for desmotivado não adquira um Samoiedo! Um bom adestramento inclusive vai ser imprescindível com o intuito de tornar o cão mais disciplinado.
Caso você tenha outros animais em casa é sugerido que o dono domestique o Samoiedo desde filhotinho no intuito de que ele se torne extrovertido com os demais animais de estimação.
O Samoiedo é um cão bem teimoso e rebelde, o que o torna bastante difícil de pôr limites: ele vai desejar ficar dentro de casa e você vai se esforçar para poder ensiná-lo, portanto o treinamento deve ser feito o quanto antes! Por semana faça a escovação de sua pelagem, porque eles irão cair com periodicidade se você não fizer a escovação.
Essa raça é demasiadamente inteligente e precisa de muito afeto do proprietário, esteja capacitado para dar bastante atenção e amor a ele.

Filhotes de Samoiedo

Os filhotes desta raça são perfeitamente “bolinhas de pelo” que amam amamentar e dormir um pouco! Contudo não ache que esse ciclo é extenso: em até dez semanas eles estão brincando e sendo plenos “exploradores” pra todo o lado. É neste período que o tratador precisa começar a educá-lo para que as ordens se tornem mais comuns para o cachorro. Nesta etapa ele se encontra mais afeito, já que é o período no qual ele se afiniza com a espécie que pertence e vai para um estágio de socialização com o ser humano. O condicionamento precisa de ser mais incisivo logo após os 3 meses, porque nesta etapa o Samoiedo permanece mais “autoritário”, logo sendo mais difícil ensiná-lo. Passados um ano, o cachorro já toma uma conduta mais madura e amplia a eficácia de aprendizagem, o tratador tem que acentuar o condicionamento nessa fase a partir do momento que eles tornam-se mais agressivos.
Um filhotinho adequado necessita ser divertido e bastante animado. Quanto às seu porte físico, é importante terem olhos amendoados e lábios pretos e com um “sorriso” característico da raça. Caso a orelha de seu filhote não se ergue, fique relaxado: ela só se ergue depois dos 3 meses de idade. O rabo cai sobre o dorso a partir dos dois meses.

Curiosidades a cerca do Samoiedo

samoieda conheça mais

Ele é considerado o cachorro nórdico mais disciplinado já notado, ele é bastante agitado e ansioso, visto que ele está a todo momento cavando algo, quando está nesse estado emocional.
Na primeira chegada da espécie para o território inglês, nem todos eram legítimos pedigrees nem de coloração branca, muitos eram da cor de canela e um pouco mais baixo que a espécie legítima. Alguns desses animais eram oriundos de tribos sedentárias.
O início das importações oficiais de Samoiedos ocorreram em 1893 e o primeiro clube legítimo de criadores da raça se formalizou em 1920 e encontra-se em funcionamento ainda nos dias recentes.
Em tempos de nevascas, os Samoiedos têm a capacidade de tampar o seu focinho com a própria cauda.
A curvatura de seus lábios dá a sensação de estarem constantemente “sorrindo”..

Deixe uma resposta

Proudly powered by WordPress
Theme: Esquire by Matthew Buchanan.